O projeto Made In Tâmega e Sousa, dinamizado pela Associação Empresarial de Vila Meã, tem como objetivo central promover/potenciar os produtos endógenos da região do Tâmega e Sousa, de forma a fomentar a inovação, o desenvolvimento sustentável e tornar as empresas da região mais dinâmicas e competitivas.
O projeto Made In Tâmega e Sousa pretende construir um modelo de desenvolvimento sustentável tendo como base a cooperação empresarial e a inovação. Será adotada uma estratégia de promoção da competitividade da oferta dos produtos endógenos da região, para criar condições e fornecer ferramentas que promovam a cooperação no setor agroalimentar em prol da inovação, repartindo riscos e multiplicando a criatividade e capacitação com vista ao reforço da competitividade da região.
O projeto tem como público-alvo as empresas do setor agroalimentar e artesanal do Tâmega e Sousa, as empresas do setor do turismo enquanto agentes de promoção dos produtos endógenos da região e o público em geral.
O público-alvo do projeto Made In Tâmega e Sousa são as empresas do setor agroalimentar da região de Tâmega e Sousa, uma vez que o objetivo do projeto é fomentar a cooperação empresarial, e consequentemente a criação de sinergias que permitam a criação de valor acrescentado nos seus produtos e ainda a dinamização e promoção da região. As empresas de promoção turística da região serão um outro público-alvo do projeto uma vez que serão essenciais para a promoção dos produtos endógenos, e uma vez que estes produtos característicos da região apresentam um elevado nível de atratividade turística. Outro público-alvo será o público em geral e consequentemente os consumidores, que são as partes interessadas da aquisição dos produtos regionais.
O projeto está dividido em cinco atividades:
- Atividade 1 – Diagnóstico do Território Tâmega e Sousa, que compreende a edição de uma monografia regional do potencial económico dos produtos endógenos na Região Tâmega e Sousa
- Atividade 2 – Plano Estratégico para valorização dos produtos endógenos da Região Tâmega e Sousa, contemplando um Plano Estratégico para valorização dos produtos endógenos; Guia de Inovação para os produtos endógenos da região (novos produtos, oportunidades de Inovação nos processos de produção, design, marketing…) e revista Made In Tâmega e Sousa (com receitas e apresentação dos produtos da região e dos seus produtores).
- Atividade 3 – Ações de Qualificação, Tecnologia, Informação e Comunicação, com conceção de Imagem Institucional do projeto e criação do Portal “Made In Tâmega e Sousa”; App Móvel (diretório de empresas, catálogo de produtos,…); Social Media Marketing; divulgação e promoção do projeto (Vídeo Promocional e Brochuras e roll-Up).
- Atividade 4 – Ações de Disseminação, Marketing e Benchmarking, com participação em eventos, ciclo de Ações de Marketing e Benchmarking e conferência de Encerramento do Projeto.
- Atividade 5 – Avaliação e Gestão