AEVM e Jornal de Vila Meã marcam presença na Semana Comercial de Achères

De 3 a 11 de março realizou-se a Semana Comercial de produtos amarantinos, em Achères. Uma parceria dos Municípios de Amarante e Achères, onde vários produtores amarantinos estiveram presentes.

A AEVM e o JVM foram, pela primeira vez, à Semana Comercial de Achères, cidade que é geminação de Amarante.

Foram vários os produtores amarantinos que não quiseram faltar à Semana Comercial. Com 11 expositores, os produtores levaram variados produtos: doces, fumeiro, vinhos, licores, mel, azeite e produtos de pele.

Esta é uma iniciativa que dura há 5 anos e é para continuar, como disse José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante, “faz sentido a feira continuar e perceber se a estratégia está a ser a mais condizente com aquilo que é a vontade dos comerciantes para o futuro”.

“Esta Semana Comercial é importante para começar a percecionar se os nossos produtos têm aceitação nos mercados exteriores, de forma a trabalhar a internacionalização ou exportação. O que temos visto é que há mercado para os nossos produtos. Quem sabe se daqui a uns anos, quem vai a esta feira, tem a oportunidade de ter os seus produtos no mercado externo”, referiu o autarca.

A Semana Comercial decorreu nas galerias do E.Leclerc de Achères, e José Luís Gaspar esteve presente no final da Semana. “Este ano fui, estive a falar com o dono do espaço e tentar perceber quais são as inovações que podem haver e o que podemos melhorar”, concluiu.

Sobre como correu a Semana Comercial, o autarca mostrou-se muito satisfeito. “Acho que correu muito bem pelo que vi. Há um grande entrosamento entre todos os expositores, o que é muito bom e muito importante. Os produtos foram muito bem aceites. Claro que há sempre algo a ajustar, mas faz parte. O balanço é francamente positivo”.

Amarante é geminada com Achéres, e quem também marcou presença na Semana Comercial foi Paulo Cruz, Presidente da Associação de Geminação.

“A geminação faz 20 anos este ano, e o seu principal objetivo é o intercâmbio entre Amarante e Achères: cultural, desportivo e várias atividades, como a Semana Comercial, onde o dono do E.Leclerc põe as galerias à disposição dos comerciantes de Amarante, de forma gratuita”, afirmou Paulo Cruz.

A geminação tem várias atividades ao longo do ano, como festas, jantares anuais, participação nas festas de Achères, vários concertos com artistas portugueses na sala de espetáculos de Achères, Sax, entre outras.

Atualmente, em Achères e nas cidades à volta vivem mais de dois mil portugueses, e muitos são de Amarante.