You are currently viewing Amarante promoveu mês do Empreendedorismo e Inovação

Amarante promoveu mês do Empreendedorismo e Inovação

  • Post category:Empresas

O Município de Amarante dedicou o mês de novembro ao Empreendedorismo e Inovação. Esta iniciativa compreendeu um conjunto de eventos para impulsionar a criatividade, o conhecimento tecnológico, o desenvolvimento de startups e o empreendedorismo local, promovida pela Rede Social de Amarante, em parceria com a InvestAmarante, a Associação Empresarial de Amarante (AEA) e o Instituto Empresarial do Tâmega (IET).

O mês começou, a 9 de novembro, com um Roteiro Empresarial, permitindo aproximar a comunidade das empresas locais, oferecendo a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento, entender os processos de produção e promover a simbiose de conhecimentos e experiências.

A 14 de novembro, o IET acolheu a sessão de lançamento de um novo programa de aceleração de startups designado “Better startups”. Durante dois meses, as startups vão ter a oportunidade de desenvolver modelos de negócio sustentáveis e baseados em economia circular, com workshops, mentoria e sessões de networking com investidores, promovendo o desenvolvimento de soluções alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor dinamizou, na manhã do dia 18 de novembro, uma sessão focada na criação e gestão de empresas, destinada ao público em geral. A atividade decorreu no IET e foram abordadas diferentes formas de financiamento e as etapas essenciais para abrir um negócio.

Nos dias 23 e 24 de novembro, o público foi desafiado a participar no “Fim-de-Semana da Costura” que decorreu nas instalações da MB Decor. A dinâmica permitiu aos participantes criar peças de vestuário inspiradas na cidade de Amarante e a assistir a uma palestra sobre “Empreendedorismo no Feminino”.

Por fim, a 29 de novembro, decorreu a conferência “Inova Com Memória” que encerrou o mês com um painel de oradores de várias áreas profissionais que partilharam as suas experiências e trajetórias de vida, promovendo o apoio às empresas locais e explorando as novas formas de empreender. O evento, que decorreu ao longo do dia no Instituto Empresarial do Tâmega, proporcionou uma visão sobre o desenvolvimento do empreendedorismo em Amarante nos últimos 50 anos.

Note-se ainda que, no âmbito do programa URBACT IV TechDiversity decorreram duas ações de teste, no Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, para fomentar o interesse e inclusão dos jovens no setor tecnológico. Também foi desenvolvida uma mentoria personalizada na área tecnológica para alunos do 8º e 9º anos, oferecendo uma oportunidade de orientação sobre as diversas carreiras na tecnologia. Ainda neste agrupamento de escolas decorreu o Bootcamp de Competências Tecnológicas, uma atividade dirigida aos alunos do 4º ano, que incluiu a construção de uma “ventoinha eólica”.