A COTEC Portugal, associação para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial, anunciou a certificação de 1056 empresas com o Estatuto Inovadora COTEC, valor que representa um crescimento de 33% em relação a 2023.
Entre as empresas que receberam a distinção são na sua maioria PME, com uma idade média de 30 anos e estão localizadas preferencialmente no norte do País. No concelho de Amarante estão situadas quatro dessas empresas: FISOLA, LDA; STEELGALVA CONSTRUCTION, LDA; EUROGALVA, S.A.; FUNDIÇÃO DO ALTO DA LIXA, S.A.
Na nossa região do Tâmega e Sousa foram distinguidas 10 empresas em Paredes, 7 empresas em Paços de Ferreira, 1 empresa em Penafiel, 3 empresas no Marco de Canaveses e 8 em Felgueiras. Os principais concelhos onde se encontram estas empresas são o Porto, Lisboa, Aveiro, Braga e Leiria.
“Este é um selo de reputação e prestígio que visa a distinção e reconhecimento público das empresas que, pela qualidade da sua liderança, gestão e desempenho, constituem um exemplo para o país”, refere a COTEC Portugal em comunicado de imprensa.
Cerca de 59% das empresas distinguidas pertencem ao sector da indústria transformadora, ao sector da informação e comunicação pertencem 16%, e aos sectores de consultoria e de comércio correspondem 8%.
As 790 empresas inovadoras da 3.ª Edição do Estatuto Inovadora COTEC empregam um total de 96 126 trabalhadores e, em conjunto, obtiveram um volume de negócios de 14,4 mil milhões de euros em 2021. Estas empresas são responsáveis por exportações de 7,3 mil milhões de euros e investem 479 milhões de euros em atividades de investigação e desenvolvimento.
Jorge Portugal, Diretor Geral da COTEC Portugal, afirmou, ao Jornal Económico, que “é muito gratificante verificar o crescente interesse nesta iniciativa, que tem vindo a crescer de ano para ano, e o dinamismo das empresas inovadoras. Houve um aumento das candidaturas, dos estatutos atribuídos, mantendo, naturalmente, os elevados níveis de exigência”.
Contando com os resultados desta terceira edição, os melhores de sempre desde que a iniciativa foi lançada, já foram reconhecidas mais de mil empresas pelo seu desempenho na área da metade da inovação.