You are currently viewing Gabinete Inserção Profissional em Vila Meã potencia mais oportunidades de emprego

Gabinete Inserção Profissional em Vila Meã potencia mais oportunidades de emprego

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), dinamizado pela Associação Empresarial de Vila Meã, em estreita parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, tem constituído uma importante resposta de proximidade na procura e oferta de oportunidades de emprego.

A funcionar nas instalações da AE Vila Meã, o GIP é um serviço de grande relevância no apoio a jovens e adultos desempregados que, com a colaboração de uma técnica especializada, possibilita mais respostas e eficiência no percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Este é um serviço que a Associação Empresarial de Vila Meã tem disponibilizado através de um dinâmico Gabinete de Inserção Profissional, em estreita articulação com os serviços de emprego, que apresenta resultados bastante expressivos na resposta e colocação de pessoas, residentes nas várias freguesias da área envolvente de Vila Meã, no mercado de trabalho.

“É um serviço de proximidade, que se torna mais prático e acessível, evitando deslocações para a sede concelho, onde as pessoas podem recorrer aos apoios na procura de emprego, aceder às ofertas e ficar referenciado para eventuais oportunidades que surjam. Aqui encontram o essencial, orientação na procura de emprego, capacitação na aquisição de novos conhecimentos através de ações formação, apoio especializado e acompanhamento na resposta a oportunidades de emprego e colocação no mercado de trabalho”, explica Delfina Carvalho, técnica da AE Vila Meã responsável pelo GIP.

O objetivo primordial é dar resposta às necessidades locais como forma de assegurar uma ação mais incisiva, localizada e personalizada em prol do emprego, procurando a melhoria dos níveis de empregabilidade e uma inserção mais rápida e sustentada no mercado de trabalho.

“Normalmente nunca deixamos as pessoas sem resposta. Sempre que temos ofertas de emprego tentámos alargar o alcance para que consigamos concretizar a correspondente colocação dos recursos humanos pretendidos”, salienta, reforçando que a AE Vila Meã sempre trabalhou nas questões relacionadas com o desemprego.

O GIP de Vila Meã também se tem afirmado como uma importante plataforma de apoio às empresas na procura de colaboradores e apoio em processos de candidaturas que potenciem crescimento empresarial e mais oportunidades de emprego.

“As empresas que recorrem ao GIP da AE Vila Meã beneficiam de um processo «à medida» de captação e seleção de candidatos que culmina, na maioria das vezes, no preenchimento das vagas de Emprego disponíveis”, acentua.

Um acompanhamento mais individualizado no apoio aos desempregados que recorrem ao serviço especializado do GIP em Vila Meã tem sido muito útil e demonstrado resultados proveitosos nas respostas eficientes de emprego, revela Delfina Carvalho.

“Através do GIP, a AE Vila Meã está mais próxima dos desempregados, mais atenta às necessidades de suprir as respostas de emprego e assim corresponder mais eficazmente às

empresas que abrem oportunidades de emprego”, destaca, realçando que são várias as empresas que quando precisam de colaboradores estabelecem contacto direto com o GIP.

“No que diz respeito às empresas que são o foco da AE Vila Meã, apoiamos a elaboração de candidaturas a “medidas de apoio ao emprego”, nomeadamente: estágios profissionais, medidas Ativar. Os resultados têm sido excepcionais. A aprovação aproxima-se dos 100%”, afirma.

“Numa altura em que as empresas estão congestionadas pela falta de mão de obra, que já se notava antes da pandemia, os empresários procuram ansiosamente este tipo de serviço. A nossa mais valia é a sensibilidade para a área empresarial, conhecemos as suas necessidades e angústias, porque estamos integramos num associação empresarial”, reforçou a técnica.

Já em 2018 promovemos a iniciativa “portas abertas”, que se revelou inovadora, e tinha como principal objetivo dar a conhecer aos interessados as diferentes ofertas de trabalho, em determinadas empresas. Durante uma semana, na empresa, foram demonstradas as responsabilidades que o candidato poderia desempenhar, caso pretendesse trabalhar naquela empresa que necessitava de colaboradores. A recetividade foi muito positiva.

No âmbito do Amarante das Profissões, iniciativa da Câmara Municipal de Amarante, foi lançado o desafio de com a colaboração da AE Vila Meã poder alavancar este projeto.

“Há muitas ideias que resultam dos muitos anos que já trabalhamos esta área. Mas como tudo, não chega só a boa vontade é necessário o apoio logístico e financeiro das entidades envolvidas. Pensamos estar no bom caminho”, comenta.

Para estar atento e saber das várias ofertas de emprego que vão gindo pode ir acompanhando a página facebook do GIP Vila Meã.

O GIP, em Vila Meã, está habilitado a desenvolver ações de apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora, captação e divulgação de ofertas de emprego e apoio à colocação, divulgação de medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo e apoio ao encaminhamento de candidatos, divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu, encaminhamento para ações promotoras do desenvolvimento de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego, apoio à inscrição online dos candidatos a emprego, informação sobre o conteúdo e abrangência de alguns serviços e apoios em matéria de segurança social entre outras atividades consideradas necessárias, pelos serviços de emprego, para apoio à inserção profissional dos desempregados.

“A maioria das pessoas que nos contactam e queiram mesmo trabalhar, em média, até um ano e meio depois, conseguem encontrar, por meio da interação que desenvolvemos no GIP, emprego”, ressalva Delfina Carvalho.

 

O Gabinete de Inserção Profissional é uma resposta certificada, de apoio ao Emprego, Formação, Educação e Empreendedorismo dirigida a jovens e adultos em situação de desemprego e residentes no concelho de Amarante e, atendendo à proximidade, nos concelhos limítrofes de Penafiel, Felgueiras, Lousada e Marco de Canaveses.

Esta estrutura local, através de uma abordagem individualizada (atendimento) ou coletiva (sessões de (in)formação) assenta em metodologias de intervenção adaptadas às competências e experiências de cada pessoa, contribuindo para a sua capacitação, valorização e desenvolvimento do perfil de empregabilidade e consequente (re)inserção profissional.