Visitamos o CENFIM de Amarante acompanhados pelo diretor do núcleo, José Silveira, instalado nos parques IET – Tâmega Park, que nos falou das dinâmicas deste Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
No âmbito da iniciativa Dia Aberto, promovida pelo núcleo de Amarante do CENFIM, fomos conhecer por dentro as instalações e observar algumas demonstrações das diferentes modalidades de formação acompanhando a preparação dos jovens formandos para o Campeonato Nacional das Profissões, que se vai realizar no mês de março em Portimão.
Para além de salas para ministrar a componente teórica, o CENFIM de Amarante dispõe de laboratórios e oficinas apetrechados com equipamentos de última geração que demonstram a elevada capacidade técnica para proporcionar formação prática.
Na visita pudemos constatar o trabalho prático de formação que o CENFIM desenvolve, nomeadamente nas profissões de Controlo Industrial, Robótica Industrial, Mecatrónica Industrial, Soldadura, Serralharia Civil, Desenho Industrial CAD, Fresagem CNC, Torno CNC, Prototipagem Rápida, Mecânica Industrial.
Para o diretor do núcleo de Amarante, José Silveira, a interatividade com as empresas da região, assim como a proximidade e a especialização das equipas de formação, potencializam as capacidades formativas do núcleo, de modo a corresponder às necessidades dos formandos, e às expetativas das empresas, potenciando assim a importância e influência do sector Metalúrgico e Eletromecânico no desenvolvimento económico da região do Tâmega e Sousa.
Refira-se que o Núcleo de Amarante desenvolve a sua atividade nos municípios de Baião, Marco de Canaveses, Lousada, Penafiel, Felgueiras, Fafe, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Vila Real.