O mais recente estudo da Bloom Consulting, empresa especializada nas “marcas-país” aponta Penafiel como o território da região do Tâmega e Sousa com melhor qualidade de vida, maior capacidade de atrair turistas e negócios.
A metodologia do Portugal City Brand Ranking, prende-se com a análise do desempenho das estratégias de marca dos 308 municípios portugueses. Para tal são usadas 3 variáveis distintas: Dados Estatísticos, em que são recolhidas e analisadas todas as estatísticas relevantes para cada uma das áreas dos municípios; Digital Demand – D2, que mede todas as pesquisas online realizadas nos principais motores de busca sobre cada município; Desempenho Online de todas as plataformas e redes sociais dos municípios.
Este estudo mostra que as pesquisas online globais de 2021 por Penafiel subiram 30% em relação a 2020.
Em relação a posições, a Marca Penafiel teve uma prestação fantástica, passando da 54ª posição Nacional para a 35ª, subindo 19 posições.
Este ranking é desenvolvido pela Bloom Consulting, que desde 2003 se dedica exclusivamente à área de Place Branding (marcas territoriais), quer na vertente de consultoria, quer na vertente de investigação. Para além de estudos com organizações internacionais como o World Economic Forum ou a OCDE, a Bloom Consulting aposta na realização de estudos locais essenciais para perceber a evolução do desempenho das marcas territoriais locais e regionais.