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Portugueses forçados a recorrer mais ao Online

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Quem não tem e-commerce vai acabar por ter. E quem tem, terá de melhorar o mais básico como, por exemplo, ter um bom website, user friendly com informação completa e organizada. O processo de checkout deverá ser simples e com vários meios de pagamento disponíveis. Ter portes grátis ou com valores competitivos e boas políticas de trocas e devoluções serão também critérios distintivos em relação à concorrência. Vai aumentar a procura de armazéns ou empresas de logística nos arredores das cidades para facilitar a entrega de encomendas.

As pessoas estão a comprar mais online, o tempo de navegação na internet aumenta e isso apontará para a compra de mais produtos personalizados, porque mesmo sem lojas físicas, a vontade de encontrar o presente ou a recordação perfeita para uma pessoa especial vai permanecer.

Por outro lado, devido ao aumento do tráfego nos dispositivos móveis, é expectável que continuem a surgir mais aplicações que garantam a melhor experiência ao utilizador.

Estes anos estão a ser de consolidação no e-commerce em Portugal e de solução para a viabilidade de muitas empresas nacionais que deram já (e outras darão) os primeiros passos no digital.

Com a pandemia, o mercado gerou repentinamente novos hábitos de consumo, pois as pessoas passaram mais tempo em casa e muitos tiveram as suas primeiras experiências no comércio eletrónico.