You are currently viewing “Temos o desafio de valorizar o território, conseguir melhores oportunidades para as empresas”

“Temos o desafio de valorizar o território, conseguir melhores oportunidades para as empresas”

  • Post category:Reportagem

Para Hugo Magalhães, vice-presidente da AE Vila Meã, a qualificação é um tema central para os próximos três anos, nomeadamente a qualificação de ativos e desempregados e a qualificação das lideranças e das equipas de gestão.

“Vamos continuar a fazer um esforço muito grande para captar investimento para a qualificação de ativos e desempregados, pois consideramos fundamental que os recursos que possuímos sejam mais qualificados e preparados”, referiu, considerando que a qualificação dos ativos e desempregados é uma área onde somos experientes no trabalho desenvolvido na AE Vila Meã.

Uma preocupação bem vincada nos propósitos da AE Vila Meã e que Hugo Magalhães realçou apontando os valores de investimento: “No último mandato a quantidade de formação que foi feita através da associação, representou um investimento na região de 1,3 milhões de euros. Neste novo mandato já temos contratualizados, neste momento e provavelmente vamos conseguir mais apoios nesse sentido, 900 mil euros de investimento na formação”.

“A qualificação dos gestores e da administração das empresas é outro dos nossos focos, através de atividades para visitar outras empresas e associações, de forma a partilhar novos conhecimentos, trazer pessoas que possam ser referências e boas práticas para que os gestores possam ver, como outras empresas estão a lidar com estas mudanças”, acrescentou, considerando as boas práticas de gestão e liderança essenciais para encarar os novos desafios que se apresentam como aumento da inflação e consequente perda do poder de compra.

Valorizar o associativismo e o esforço conjunto para conseguir debelar dificuldades e alcançar objetivos que concretizem crescimento económico é outra das vontades manifestadas na intervenção de Hugo Magalhães.

“Iremos trabalhar cada vez mais em conjunto e dentro da associação, vamos continuar a fazer esse esforço, sempre de portas abertas para que possamos continuar a contribuir para aquilo que é de todos nós, o território. Nós que representamos instituições locais, temos o desafio de valorizar o território, captar investimento, conseguir melhores oportunidades para as empresas, conseguir reorganizar o território de forma a que empresas de fora se tornem também empresas da região e com isto, certamente teremos empresas mais fortes”, comentou, salientando a cooperação entre a Câmara Municipal, a Associação Empresarial de Amarante, juntamente com a Associação Empresarial de Vila Meã, se desenvolveu, durante os piores momentos da pandemia, uma série de iniciativas para o comércio local que mobilizaram algumas centenas de milhares de euros de vendas a mais para o comércio.

“A questão da estratégia para a região onde estamos inseridos é fundamental, assim como, potencializarmos ao máximo a exportação das nossas empresas e qualificar aquilo que nós somos, seja enquanto colaboradores ou administradores das empresas”, reforçou.